Bibliotecas Escolares
Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja
Projetos
Poesia com Margarida Ramos
No dia 4 de Junho de 2015, encerrámos as atividades da Biblioteca Escolar nas escolas rurais, Escola Básica de Albernôa, Escola Básica de Sta. Clara, Escola Básica de Salvada, Escola Básica da Cabeça Gorda, com a visita da escritora Margarida Ramos. A escritora começou por fazer a apresentação da sua obra e por explicar o que a motiva para a escrita de poesia. Fez a leitura partilhada de dois poemas seus: Vou sonhar e Metereologia do poeta. Terminou a sessão, apresentando o livro Poesia para pintar e ser feliz da editora Lua de Marfim, onde participou.
Seguidamente, cada menino recebeu um balão com uma surpresa e a festa da poesia continuou! Explodiram balões e versos, que cada grupo reuniu de novo e escreveu novas poesias. Dos versos recortados dos poemas da escritora nasceram novos poemas.
CNL
Desde 2006, primeira edição do CNL (Concurso Nacional de Leitura), a BE D. Manuel I incentiva os alunos a concorrerem, tendo sido sempre representada ao mais alto nível, representando a nível nacional o distrito de Beja. Em 2013, na categoria de Ensino Secundário, venceu o 1º Prémio nacional a aluna Cláudia Sintra. Este ano, tivemos como representantes nas categorias de ensino básico alunos da Escola Mário Beirão e D. Manuel I - Margarida Barriga, Diva Parreira e Mafalda Silva; Manuel Masseno, António Mata Palma -, no ensino secundário, a aluna Cláudia Sintra. A Cláudia Sintra venceu, mais uma vez, na categoria de Ensino Secundário, Fase Distrital do CNL, em Almodôvar, no dia 23 de abril, indo representar o Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja à final Nacional. Um especial agradecimento a todos que participaram e parabéns à brilhante vencedora!
Ler para Crescer +
Concurso de leitura
Promovendo o gosto pela leitura, as BE da Mário Beirão e Centro Escolar, em parceria com o Departamento de Línguas, dinamizou o concurso de leitura Ler para Crescer+, para 1º, 2º, 3º ciclo e alunos do Básico e Secundário com NEE.
No concurso Ler para Crescer+ participaram todas as turmas do 1º ciclo: 17. Foram emprestados 4 conjuntos e a totalidade dos alunos leram 1 livro. Foram apurados 34 alunos para a semifinal e 12 finalistas que leram 1 livro do escritor José Fanha, totalizando-se 46 empréstimos e leituras.
No concurso Ler para Crescer+ participaram todas as turmas do 2º ciclo e 3º ciclo, excetuando o 9º ano: 19. Foram apurados 34 alunos para a semifinal e 12 finalistas que leram 1 livro do escritor José Fanha, totalizando-se 12 empréstimos e leituras do livro A porta.
Dia da Internet Segura
No dia 10 de Fevereiro, assinalámos o Dia da Internet Segura. Na EB Mário Beirão, com duas turmas, uma de 5º ano e outra de 7º ano, foi dinamizada pela BE a sessão: Nós e as Redes: as nossas fotografias estão seguras.
No período da tarde, na BE da Es D. Manuel I, com a colaboração da professora Dora Estêvão e dinamizado pelo Prof. Rui Silva da ESTIG, tivemos a sessão: Simulação de Ataque Informático. Estiveram presentes alunos do Curso vocacional e do Curso Profissional de Informática do 10º ano, e, ainda a turma A do 9º ano.
Dormir+ para Ler Melhor: vamos ajudar os monstrinhos
Dormimos bem? Quem não acorda alguns dias cansado? Sabemos o que é a higiene do sono? Quantas horas precisamos de dormir? Qual a importância do dormir para a nossa saúde?
Como resposta a estas questões e outras nasceu o projeto Vamos ajudar os monstrinhos proposto pela Educadora Lurdes Pincho da EB Salvada e que foi partilhado com a BE e também adotado pelas Educadoras Antónia Sousa e Céu Silva do CE Mário Beirão.
Os meninos das salas da Pré criaram um boneco que levaram para casa, com um livro para lerem, e tinham por missão ajudá-los a curarem a sua doença: não terem bons hábitos de sono. Num caderninho registam quem deitou o mosntrinho, a que horas e as impressões do livro que leram.
Coube à BE apoiar a seleção e disponibilização das leituras e a organização da ação de formação para pais e Encarregados de Educação na EB da Salvada e no CE Mário Beirão, dinamizada por Enfermeiras e uma psicóloga do Centro de Saúde. A higiene do sono serviu de mote ao debate e esclarecimento de dúvidas.
O projeto ainda agora começou e vai ter continuidade no próximo ano.