Bibliotecas Escolares
Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja
A Biblioteca apresenta-se
A BE da escola sede do Agrupamento, D.Manuel I integra a RBE desde 1998 e a da EB Mário Beirão, desde 1997. O Agrupamento possui seis bibliotecas escolares. Somos Agrupamento aLeR+ desde novembro de 2014.
As Nossas Atividades
Leituras...
As nossas sugestões de leitura, filmes e música, assim como a página das nossas últimas aquisições.
Os nossos projetos e outras atividades...
As nossas BE participam em vários projetos propostos pelo PNL e RBE. Aqui vão ficar as notícias dos nossos projetos.
Biblioteca digital
Nesta página deixaremso as hirpeligações para bibliotecas e livros digitais.
A Ler...
Atividades de promoção do livro da leitura desenvolvidas em articulação com os docentes do Agrupamento, nomeadamente, as do 1º Ciclo e Pré-escolar.
Os nossos guiões...
Para ajudar a estudar, a pesquisar, a ler e a escrever, ficam aqui os nossos guiões e as nossas hiperligações ordenadas por temas.
Todos Juntos Podemos Ler
Nesta página, vamos publicar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito do projeto, porque TODOS podemos ler e criar!
Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral da Saúde celebraram um protocolo que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e do saber, centradas no projeto SOBE que concentra duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares
Os nossos textos...
Este é o espaço para os nossos alunos e seguidores! Enviem-nos os vossos textos e outros trabalhos que nós publicaremos!
Ler, Pensar e Agir - PNL
Aqui ficam os trabalhos e textos elaborados no âmbito do projeto PNL, para o pré-escolar e 1º Ciclo.
AleR+
Poet.Arte: programa de leitura e literacia
Projeto de leitura e literacia, transversal a todos os ciclos de aprendizagem do Pré-escolar ao Ensino Secundário, desenvolvido a partir da leitura de texto poético.
Amostras para LER+
com Ciência
Projetos de leitura, literacia de informação, música desenvolvidos nas Escolas Básicas das freguesias rurais.
AleR+
Os nossos bairros: programa de leitura
Projeto de leitura, transversal a todos os ciclos de aprendizagem do Pré-escolar ao Ensino Secundário, desenvolvido a partir da leitura da obra TAVARES, Gonçalo M., O Bairro I e II e O Pequeno Bairro.
tombo1.jpg |
---|
tombo9.jpg |
tombo5.jpg |
tombo10.jpg |
tombo8.jpg |
tombo2.jpg |
tombo4.jpg |
tombo7.jpg |
Destaques
Já somos um Agrupamento a Ler+!
No dia 7 de Novembro, os professores bibliotecários e o prof. Pedro Martinho, em representação da direção, foram a Lisboa receber o certificado de integração no projeto aLeR+ do Plano Nacional de Leitura, com o projeto Ler para Crescer+. Agora as Bibliotecas e Escolas do nosso Agrupamento passaram a integrar uma rede de 410 escolas e agrupamentos do país apoiados por este projeto do PNL, articulado com a RBE. Ler para Crescer+ é um projeto por dois anos, sujeito a futuras candidaturas.
A escola do Séc. XXI tem de estar atenta e acalentar novos princípios pedagógicos e didáticos a que já se denomina “new learning”. No entanto, como acima vimos, há que promover o livro e a leitura. Saber ler é uma competência transversal e “A leitura frequente é o melhor meio que possuímos para a apropriação da linguagem e das suas criações. É o grande instrumento, o instrumento óbvio. A riqueza lexical, a argumentação, a explicação, a expressão dos sentimentos, a compreensão do outro, a liberdade de pensamento, adquirem-se através da leitura. Talvez isto seja o mais peculiar da nossa proposta: cremos que ler é necessário para nos apropriarmos da linguagem, e que é importante fomentar o prazer de ler, porque assim se facilita essa apropriação.” (Marina, José António. 2005)
Assim, a partir deste programa, deve ficar assegurado a todos os alunos um processo de aprendizagem que assegure o desenvolvimento das competências leitoras e o sucesso dos alunos e um processo de aprendizagem “que se pode transferir ao longo dos conteúdos programáticos e também do contexto académico para a vida real.”
Os Nossos Bairros, programa de leitura 2014-2015, teve a sua conclusão com o encontro com escritor Gonçalo M. Tavares, no dia 4 de dezembro de 2015, e a inauguração da exposição.